Inadimplência cai no primeiro semestre, economia se mantém estagnada

Compartilhe:

12/07/2017 | 11:12 h

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%.

Na avaliação mensal dessazonalizada, a inadimplência caiu 6,7% em junho frente a maio. Já quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016 (junho de 2017 contra junho de 2016) houve queda de 5,4%.

Os motivos para a queda estão longe de serem bons: as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência.

Já a queda no consumo está ligada diretamente retração econômica, causada por cortes nos investimentos públicos e desemprego; a ainda alta taxa de juros reais do Banco Central; além da apreciação do câmbio, que torna as empresas nacionais pouco competitivas, privilegiando a importação à produção de bens.

A queda do consumo também trouxe reflexos para a economia local: segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o comércio varejista fechou 113 postos de trabalho de janeiro a maio deste ano. Das mais de 6 mil empresas da cidade, 1.725 são do setor varejista, empregando 5.045 pessoas.






VÍDEO DESTAQUE


São João tem tudo para quem você ama!

O presente para quem você ama está em São João da Boa Vista! Os melhores restaurantes, opções de lazer e o maior centro comercial da região. E tudo isso, pertinho de você!

São João da Boa Vista tem de tudo!

Aqui você encontra sempre uma opção de eventos, turismo, entretenimento, cultura, artes e e o maior centro comercial da região!

QUERO ME ASSOCIAR


A Associação Comercial é uma entidade que visa, entre outros objetivos, o fortalecimento de toda a classe empresarial de São João da Boa Vista. Preencha os dados abaixo e aguarde o contato de nossos consultores: